MOÇÃO DE APOIO nº 002/2022
Autoria: Mesa Diretora
Senhor Presidente!
Os Vereadores ABAIXO-ASSINADOS, observando as disposições regimentais, submetem ao plenário desta Casa a seguinte MOÇÃO DE APOIO para reforçar o pedido de apoio frente à demandas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG-RS, no que se refere à pauta contendo as demandas dos agricultores familiares para amenizar os efeitos da seca que ocorre no Rio Grande do Sul.
O impacto da precipitação irregular atingiu de forma contundente o desenvolvimento das pastagens nativas e cultivadas, as principais culturas de verão, como o milho e a soja e as atividades agrícolas que são importantes para o abastecimento interno de alimentos, como a fruticultura e a horticultura, reduzindo a produção em mais de 70% em diversas regiões do Estado.
Considerando que já foi alcançado o patamar de aproximadamente 400 municípios com situação de emergência decretada, é seguro afirmar que esta seca se configura como uma das piores do histórico agrícola gaúcho. Pois soma-se ainda o aumento do custo de produção agropecuário, que já alcança um aumento de cerca de 45% frente ao custo do ano safra 2020/2021.
Nesse sentido, é necessário a implementação urgente das medidas descritas na pauta em anexo, estas que, com certeza irão contribuir para o conjunto da sociedade gaúcha, pois os impactos não são sentidos apenas na zona rural, mas também em todos os setores da economia de ampla maioria dos municípios gaúchos que são essencialmente agrícolas.
Teutônia, 22 de fevereiro de 2022.
Márcio Cristiano Vogel Vitor Ernesto Krabbe Jorge Paulo Hagemann
Secretário Presidente Vice-Presidente
Hélio Brandão da Silva- Cleudori Paniz
Vereador Vereador
Claudiomir de Souza - Evandro Biondo –
Vereador Vereador
Valdir Griebeler - Cláudia Reinheimer Frigo
Vereador Vereadora
Diego Tenn-Pass Neide Schwarz
Vereador Vereadora