PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 018/19
Denomina Rua no Bairro Teutônia, nesta cidade.
Art. 1º - Fica denominada de “Roque José Gerhardt” a atual Rua 136 no Bairro Teutônia, na cidade de Teutônia.
Art. 2º - As despesas relativas à execução da presente Lei correrão por conta das dotações próprias do Poder Público Municipal, consignadas no orçamento vigente, suplementada se necessárias.
Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Pedro Hartmann
Vereador
JUSTIFICATIVA/BIOGRAFIA
Roque José Gerhardt nasceu no município de Estrela em 09 de fevereiro de 1945, filho do marceneiro Oscar Wendelino Gerhardt e da esposa Rosa Lydia Gerhardt, tendo como único irmão Renê Luiz Gerhardt.
Roque Gerhardt estudou no colégio Ginasial Cristo Rei em Estrela e posteriormente formou-se pelo colégio estadual Presidente Castelo Branco de Lajeado como técnico em contabilidade.
Em outubro de 1964 contraiu núpcias com Ana Maria Prestes Muller e do enlace matrimonial nasceram Eduardo Luís Gerhardt em 1967 e Alexandre Luís Gerhardt em 1970.
Roque iniciou suas atividades profissionais na empresa Fries & Klaus LTDA em 1º de abril de 1964 em Porto Alegre já como técnico em contabilidade e posteriormente transferiu-se para a empresa Lanifício Sul Riograndense também em Porto Alegre. Em 03 de abril de 1971 retornou a cidade natal para ingressar na empresa Motoândia Estrela LTDA, na qual assumiu o cargo de gerente de vendas e lá permaneceu até 04 de maio de 1974.
Em 1974 a Cooperativa de Eletricidade Rural Teutônia – LTDA, hoje nossa querida CERTEL, necessitava para seu quadro de colaboradores alguém com mais experiência na área contábil e comercial, convidando Roque para assumir o cargo de Assessor Comercial no dia 20 de maio daquele ano. Com as experiências adquiridas no âmbito contábil e comercial Gerhardt logo percebeu que a balança comercial da cooperativa carecia de maior peso em sua ária comercial para poderem assim contrabalancear os investimentos futuros que seriam necessários para a expansão das redes elétricas rurais e urbanas de seus então atuais e futuros associados. Desta feita Roque sugeriu ao presidente da cooperativa na época a ideia de ampliarem as redes de lojas da Certel para outras localidades atendidas pela empresa e não ficarem somente em Teutônia e Lajeado. Se todo agricultor na época precisava de eletrodomésticos, porque a Certel não poderia vender isso ao associado com as melhores condições do mercado? Em seguida a certel abiu lojas em outros municípios como Salvador do Sul e Barão.
Em 1981 já com a cooperativa mais desenvolvida em sua rede comercial, Roque assume o cargo de diretor comercial, no qual permaneceu até a data de 08 de junho de 1994, quando veio a falecer aos 49 anos.
Era um homem de palavras muitas vezes ásperas, porém sinceras e dignas de atenção, mas também era o homem que trabalhou nos bastidores nos momentos da emancipação do município de Teuônia, e até hoje deixa saudades e principalmente o respeito de quem o conheceu.
Pedro Hartmann
Vereador