Vereadores mirins tomam posse na Câmara Municipal

19/06/2019

Sessão solene marcou a instalação da 1ª  Legislatura

A comunidade teutoniense conheceu na noite de terça-feira (18), os primeiros vereadores mirins de sua história. Doze estudantes entre o 7º e  9º ano, além de alunos da educação especial, foram empossados no plenário da Câmara de Vereadores. A escolha foi realizada dentro dos educandários do município. O Projeto de Resolução é de autoria da vereadora Aline Röhrig Kohl (PP) e foi aprovado em 2017. A Sessão Solene de instalação da 1ª Legislatura Mirim foi transmitida ao vivo pelo facebook do Poder Legislativo e acompanhada por autoridades, pais, professores e comunidade.

Na parte da tarde, os jovens parlamentares tiveram uma atividade de formação com o assessor jurídico do Legislativo, Fábio Gish, e o professor de história, Carlos Campos. À noite, os vereadores mirins fizeram o juramento e receberam o diploma das mãos dos vereadores. Como parte do processo de instalação, os vereadores mirins fizeram ainda a votação para escolha da mesa diretora. A votação foi nominal. Foi eleita presidente a aluna Isadora Mendel, tendo como vice-presidente Gabriela Arendt Schwingel, e Gabriel Henrique Graeff como secretário. Após instalada, a sessão seguiu com os pronunciamentos de cada um dos vereadores mirins eleitos. Ao final, a presidente convocou os parlamentares para a 1ª sessão ordinária da nova legislatura, para o dia 20 de agosto, às 18h30.

Para a presidente da Câmara de Vereadores de Teutônia, Keetlen Link (PSD), o projeto é uma oportunidade dos estudantes apresentarem sugestões e solucionar importantes questões da sua escola, bairro e município. Além disso, é uma forma de “atrair todos os jovens para o Poder Legislativo e incentivar que participem, não só da política efetivamente partidária e dentro dos Executivo e Legislativo, mas da política de bairro, comunitária e da política voluntária, que é muito importante”, concluiu.

A autora da proposta, vereadora Aline Röhrig Kohl (PP), disse que o projeto é a realização de um sonho. A parlamentar chamou a atenção para o pouco espaço que jovens recebem, e comemorou o fato do Legislativo proporcionar este momento para os jovens estudantes teutonienses. “Eu quero que vocês saiam daqui com a sensação de contribuição; que vocês são muito importantes para o desenvolvimento nosso município de Teutônia. Com a sensação que o trabalho de vocês como representante da escola e da comunidade, vão de fato fazer a diferença na vida das pessoas”, pontuou.

Confira os vereadores mirins eleitos pelas escolas do município:

Mesa diretora:

Presidente: Isadora Mendel (Colégio Teutônia)

Vice-Presidente: Gabriela Arendt Schwingel (Escola Gomes Freire de Andrade)

Secretário: Gabriel Henrique Graeff (Dom Pedro I)

Vereadores:

Manuela Abib (Teobaldo Closs)

Luana Feil dos Santos (Alfredo Schneider)

Dayvison R. de Oliveira (24 de Maio)

Elen Cauane Schaeffer (Tancredo Neves)

Jones Sebastião Nunes de Moraes (APAE)

Évelin Ehrebrink (IECEG)