11/05/2021
PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 005/21
Denomina Rua no Bairro Teutônia, nesta cidade.
Art. 1º - Fica denominada de “Bertholdo Wiethölter” a atual Rua 112 no bairro Teutônia, na cidade de Teutônia.
Art. 2º - As despesas relativas à execução da presente Lei correrão por conta das dotações próprias do Poder Público Municipal, consignadas no orçamento vigente, suplementada se necessárias.
Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Cleudori Paniz
Vereador
JUSTIFICATIVA/BIOGRAFIA
BERTHOLDO WIETHÖLTER.
Origem. Nascido em 5 de agosto de 1913 em Teutônia, Bisneto de Friedrich Wilhelm Wiethölter e Catharina Elisabeth Bossemeyer Wiethölter vindos da Alemanha, Ladberger., que no dia 09 de novembro de 1869 chegaram da Alemanha com 4 filhos e se instalaram em Linha Frank, Teutônia. Na sequencia nasceram mais 10 aqui no Brasil, totalizando 14 filhos e começava a história da Família Wiethölter em terras brasileiras.
Família. Bertholdo Wiethölter logo cedo constitui residência em Linha Geraldo Baixa com seus pais e em 17 de agosto de 1935 se casou com Erna Wink com a qual teve 7 filhos, Anita, Alziro, Arri ( in memoria), Ernesto, Ivoni ( in memoria), Arnildo e Walberto. Atualmente sua família ao total é constituída por dezessete netos, vinte e oito bisnetos e três tataranetos totalizando oitenta e um integrantes familiares contabilizando os cônjuges. Os cinco filhos hoje vivos têm seu endereço residencial no Bairro Teutônia, e sua vida profissional, hoje aposentados, toda ela nesse município. 65% de seus descendentes tem seus endereços firmados no município de Teutônia quase a totalidade no Bairro Teutônia.
Profissão. Em sua atuação foi agricultor e associado fundador da Cooperativa Languirú, com matrícula de número 2109, para qual forneceu leite até o final de sua vida do seu plantel de vacas, que era uma das atividades que desenvolvia em sua propriedade rural. Além disso tinha plantio de soja, milho, fumo, engorda de suínos e produção de ovos que eram comercializados. Também a produção de mandioca, batata, amendoim além de criador de peixes para consumo pessoal da Família.
Vida Comunitária. Respeitado e um forte líder comunitário. Foi doador de grande parte das madeiras que serviram para erguer o primeiro pavilhão e cancha de bocha da Comunidade Católica São Miguel de Linha Geraldo Baixa. Em sua Religiosidade era Evangélico Luterano e fazia parte também da Comunidade Escolar Daltro Filho de Linha Geraldo Alta e automaticamente integrava e frequentava da Igreja Luterana de Linha Geraldo Alta. O fim de sua vida como aposentado foi marcada com a paixão de proporcionar grandes reuniões familiares junto a sua residência e um carteado com seus amigos de longa data na Sociedade São Miguel de Linha Geraldo Baixa.
Óbito. Viveu até o fim de sua vida em sua propriedade rural em Linha Geraldo Baixa onde veio falecer no dia 13/05/1985 de um ataque cardíaco fulminante dentro de sua casa.
Cleudori Paniz
Vereador